[transparencia-porto] novo DRE.pt

Helder Guerreiro helder tretas.org
Terça-Feira, 20 de Dezembro de 2016 - 00:17:49 PST

On 19-12-2016 19:23, Filipe Cruz wrote:
> Dizem que melhoraram o site do dre.pt ontem:
> https://dre.pt/
> Alguém já esteve a analisar as alterações com cuidado?

Ainda não tive tempo de fazer uma análise exaustiva, os destaques até
agora são:

* Motor de busca interno rápido e, aparentemente com bons resultados;
  - Análise semântica das queries que são feitas (detecta sinónimos,
tipo de documento, áreas de interesse).
* A versão HTML dos documentos passou a ser disponibilizada;
* Ligação à jurisprudência que está disponível dos tribunais de segunda
instância (querem tb fazer a ligação aos tribunais de primeira instância
no futuro, através do Citius);
* Ligação ao processo legislativo: para os documentos que emanem da
Assembleia da República, há ligações do produto final para a página do
processo legislativo;
* Os documentos são claramente marcados como revogados;
* Em cada documento temos várias áreas:
  - Dados Gerais: com anotações sobre o documento em causa (quando se
justifique);
  - Direito comunitário
  - Regulamentação associada;
  - Modificações;
  - Rectificações.
* Legislação consolidada, como temos na PGDL;
  - Lista de alterações ao longo do tempo (a interface parece que pode
melhorar um bocado)

Coisas que faltam:

* Acesso a um dump da base de dados;
* Dados em formato "machine readable";
* Não tem "robots.txt";
* Continua a negar a indexação pelos motores de busca (<meta
name="robots" content="index,noarchive,nofollow">) - há muitos problemas
com a CNPD, mas, pelo menos a primeira série, poderia ser indexada;
* Ligações, nos próprios documentos, para os documentos que vão sendo
referidos;
* Estruturar os próprios documentos, idealmente teríamos os documentos
num formato estruturado que depois seriam passados para html para
apresentação (tipo  Text Encoding Initiative);
* Melhorar o score das configurações de segurança, por exemplo:
https://observatory.mozilla.org/analyze.html?host=dre.pt

Balanço final:

Penso que foi uma imensa melhoria em relação ao que tínhamos antes.
Tendo em conta o anterior estou a ponderar desactivar o dre.tretas.org.